Stranger Things:o que pretendiam com o final da 5ª temporada?

criadores de Stranger Things, os irmãos Duffer, explicaram o final da 5ª temporada 


Criadores de Stranger Things explicam o final da 5ª temporada e o desfecho ambíguo de Eleven

Os criadores de Stranger Things, os irmãos Duffer, explicaram o final da 5ª temporada e seu desfecho, que gerou muito debate entre os fãs.

Atenção! Spoilers do episódio 8 da 5ª temporada de Stranger Things, “The Rightside Up”, a seguir:

Stranger Things termina com uma despedida definitiva de todos os personagens centrais, exceto Eleven, interpretada por Millie Bobby Brown, que aparentemente se sacrifica para garantir que não possa ser usada para criar superarmas, outro Vecna / Henry ou outra ponte entre o nosso mundo e o Abismo.

Dezoito meses após esse evento traumático, vemos os personagens centrais se reunirem para a formatura e se despedirem. É nesse momento que Mike Wheeler, interpretado por Finn Wolfhard, tem uma ideia: e se Kali Prasad, também conhecida como Eight (Linnea Berthelsen), tivesse usado seu último suspiro para criar a ilusão da morte de Eleven e um feitiço de invisibilidade sobre a própria Eleven, permitindo que ela escapasse sem ser vista?

Finn provoca essa revelação para o grupo de Dungeons & Dragons quando a campanha final chega ao fim, sugerindo que Eleven elaborou um plano com Kali para fingir a própria morte e depois viajou para uma vila pequena e distante — cercada por três cachoeiras — para viver seus dias em paz.

Mas esse final não é confirmado. Finn e os outros escolhem acreditar nessa versão, e cabe ao público decidir no que prefere acreditar enquanto Stranger Things chega oficialmente ao fim.

Por que os irmãos Duffer deixaram o final de Eleven em aberto?

Então, por que Matt e Ross Duffer decidiram deixar o destino de Eleven de forma tão ambígua?

A Netflix publicou um Q&A com os irmãos para acompanhar o final da temporada, e nele eles explicaram o que pretendiam com essa escolha.

Matt Duffer fala sobre o futuro possível de Eleven

“O que queríamos fazer era confrontar a realidade da situação dela depois de tudo isso e como ela poderia viver uma vida normal”, disse Matt Duffer.

“Essas são perguntas que estamos levantando nesta temporada e que o Hopper simplesmente não quer nem pensar ou falar a respeito. O Mike obviamente falou muito sobre isso, mas é uma versão fantasiosa que nunca funcionaria. Existem dois caminhos que Eleven poderia seguir. Um mais sombrio e pessimista, e outro otimista e cheio de esperança. Mike é o otimista do grupo e escolheu acreditar nessa história.”

Ross Duffer explica por que Eleven não poderia ficar

Ross Duffer acrescentou: “Nunca existiu uma versão da história em que Eleven estivesse no final simplesmente convivendo com o grupo. Para nós e para os roteiristas, não queríamos tirar os poderes dela. Ela representa a magia de muitas formas e a magia da infância. Para que nossos personagens seguissem em frente e para que a história de Hawkins e do Mundo Invertido chegasse ao fim, Eleven precisava partir.

Achamos que seria bonito se os personagens continuassem acreditando nesse final mais feliz, mesmo sem darmos uma resposta clara se isso é verdade ou não. O fato de eles acreditarem nisso nos pareceu uma forma muito melhor de encerrar a história e representar o fechamento dessa jornada e da transição deles da infância para a vida adulta.”

Por que Eleven não pode ser contatada?

“E a realidade é que, se Eleven estiver viva em algum lugar, o máximo que eles poderiam ter é a crença de que isso é verdade, porque não podem manter contato com ela”, concluiu Matt.

“Tudo desmorona se esse contato existir. Então, se essa é a narrativa, essa é a melhor forma de mantê-la viva. E é sobre Mike e todos encontrarem uma maneira de seguir em frente depois do que aconteceu.”

O que vem a seguir para o universo de Stranger Things?

Parece que o destino de Eleven nunca será totalmente resolvido, mas ainda há mais Stranger Things por vir por meio de um spin-off com personagens completamente novos, uma nova cidade e uma nova mitologia.

E se você estiver se sentindo perdido sobre o que assistir este ano, confira As maiores séries de TV que chegam a todos os serviços de streaming em 2026.